A BSBIOS fez a primeira exportação em escala comercial de biodiesel do Brasil para os Estados Unidos no último dia 26. Foram embarcados 12,6 mil toneladas do biocombustível no Porto de Paranaguá, com previsão de chegada no final de março, de acordo com informações do lineup da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O cliente não foi revelado.
O biocombustível exportado pela BSBIOS foi certificado pela Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês). A empresa produz biodiesel em uma unidade em Marialva (PR) e outra em Passo Fundo (RS). O navio atracou no dia 20 e o embarque foi feito no terminal da Cattalini pela agência Rochamar.
Comércio bilateral
O Brasil é o maior produtor de biodiesel do mundo, seguido dos EUA. No ano passado, mesmo com uma redução de produção por causa da manutenção da mistura em 10%, a indústria brasileira produziu mais de 6 bilhões de litros do biocombustível, enquanto a indústria americana produziu menos. Os dados fechados de 2022 ainda não foram divulgados, mas a Agência Internacional de Energia (IEA) estima que a produção americana tenha ficado em 5,9 bilhões de litros.
Os EUA costumam realizar importações e exportações marginais de biodiesel. Em 2021, os americanos tiveram uma importação líquida de 743 milhões de litros, segundo a IEA. O Brasil também realiza exportações marginais de biodiesel e já chegou a embarcar o produto a clientes americanos, mas não em escala comercial nem com certificação da EPA.
Fonte: Valor