O Departamento de Transporte do Reino Unido informa que os voos estão prestes a se tornar mais ecológicos, já que o ambicioso Mandato de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) do Reino Unido entrou oficialmente em vigor na quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025.
O SAF é feito a partir de fontes sustentáveis, como resíduos domésticos ou óleo de cozinha usado, e produz em média 70% menos emissões de carbono do que o combustível de aviação tradicional à base de fósseis.
Por lei, esse tipo de combustível agora deve constituir pelo menos 2% de todo o combustível de aviação em voos que decolam do Reino Unido, crescendo anualmente para 10% até 2030 e 22% até 2040.
Essas metas ambiciosas, mas, segundo o governo britânico, alcançáveis, deverão resultar em cerca de 1,2 milhão de toneladas de SAF fornecidas anualmente à indústria aérea do Reino Unido até 2030 – o suficiente para dar a volta ao mundo 3.000 vezes.
Sendo um dos primeiros países no mundo a assinar o mandato como lei, o Reino Unido ressalta que está na vanguarda da descarbonização das viagens aéreas e está ajudando a iniciar o Plano de Mudança do governo.
Junto com outras ações que estão sendo tomando para crescer a indústria de SAF no Reino Unido, ele apoiará milhares de empregos qualificados em todo o país, promoverá o crescimento econômico e ajudará a transformar o Reino Unido em uma superpotência de energia limpa, afirma o governo.
Mike Kane, Ministro da Aviação do Reino Unido, disse:
“A partir deste momento, a aviação será uma forma de viagem mais verde e sustentável, representando um marco significativo para a indústria de SAF do Reino Unido. Com milhares de empregos apoiando a indústria de SAF do Reino Unido e o voo se tornando mais popular do que nunca, o mandato ajudará a entregar nosso Plano de Mudança, ajudando a expandir a economia e dando às pessoas a liberdade de viajar de uma maneira mais sustentável.”
Tim Alderslade, CEO da Airlines UK, afirmou:
“As companhias aéreas do Reino Unido apoiam o Mandato de SAF como uma ferramenta poderosa e prática para reduzir as emissões de carbono da aviação e um sinal claro de que a indústria está totalmente comprometida com um futuro de emissões zero.”
Karen Dee, CEO da AirportsUK, comentou:
“O Mandato de SAF é um passo importante para descarbonizar as viagens aéreas e estamos satisfeitos que o governo tenha continuado o trabalho de seus predecessores para implementá-lo. A aviação sabe que deve reduzir as emissões de carbono e o mandato é algo que há muito se pede para ajudar a estabelecer a produção de combustíveis mais limpos.”
Duncan McCourt, CEO da Sustainable Aviation, declarou:
“A Sustainable Aviation saúda a introdução deste mandato, que impulsionará a demanda necessária para ajudar a entregar o SAF em grande escala. O SAF é um componente crítico no plano da indústria para alcançar emissões zero, representando quase 40% da redução de carbono que tornará as emissões zero uma realidade em 2050.”
O governo também confirmou que introduzirá um mecanismo de segurança de receita para produtores de SAF para atrair investimentos em novas plantas no Reino Unido. Trabalhando junto com o mandato, ele ajudará a reduzir riscos, dar aos investidores a confiança de que precisam para investir em plantas de SAF no Reino Unido e incentivar o fornecimento de SAF para o setor de aviação do Reino Unido.
Uma nova consulta sobre o mecanismo de segurança de receita será lançada ainda neste início de ano.
Fonte: AeroIn