X
BUSCA
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
NOTÍCIAS
VISÃO APROBIO
VÍDEOS
LINHA DO TEMPO
ENTRE EM CONTATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
10 out 2024

Agro sustentável impulsiona liderança brasileira na transição energética, destaca Fávaro

Nesta terça-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei do Combustível do Futuro, em uma cerimônia realizada na Base Aérea de Brasília durante a Liderança Verde Brasil Expo. A iniciativa visa consolidar o Brasil como líder global na transição energética e promover a mobilidade sustentável de baixo carbono.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância do setor agropecuário nesse avanço. “O Brasil se destaca como um país de produção energética, impulsionada pela nossa agropecuária. Pequenos, médios e grandes produtores são protagonistas dessa transição, que vem da terra e se transforma em biocombustível, biogás e biomassa. O agro está promovendo uma verdadeira revolução”, afirmou Fávaro.

A lei, desenvolvida pelo Ministério de Minas e Energia (MME), visa destravar investimentos de R$ 260 bilhões, com metas para evitar a emissão de 705 milhões de toneladas de CO2 até 2037. Além disso, a mistura de etanol na gasolina poderá chegar a até 35%, enquanto o percentual de biodiesel no diesel de origem fóssil aumentará gradativamente, atingindo 20% até 2030.

O ministro Alexandre Silveira também destacou o impacto da nova legislação. “Estamos introduzindo o combustível sustentável de aviação e o diesel verde na matriz energética, descarbonizando setores críticos. O Combustível do Futuro representa transição energética com desenvolvimento social e responsabilidade ambiental”, disse Silveira.

Além dos biocombustíveis, a Lei do Combustível do Futuro cria programas voltados para a pesquisa e uso de combustíveis sustentáveis e estabelece um marco regulatório para a captura de carbono, reforçando o compromisso do Brasil com a redução de gases de efeito estufa e a liderança na economia verde.

 

Fonte: Canal Rural

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903
conj. 91 - Jd. Paulistano
01452-911 - São Paulo - SP
+55 11 3031.4721