X
BUSCA
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
NOTÍCIAS
VISÃO APROBIO
VÍDEOS
LINHA DO TEMPO
ENTRE EM CONTATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
24 set 2024

Brasil pode ser líder em combustível sustentável de aviação, diz estudo

O Brasil tem potencial de se transformar no maior produtor global de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), segundo um estudo que a Airbus prevê concluir em outubro. O Massachusetts Institute of Technology (MIT) trabalha com a fabricante de aeronaves europeia na elaboração do relatório.

Atualmente, o consumo de combustíveis de aviação no mundo é de cerca de 400 bilhões de litros. O Brasil consome entre 7 bilhões e 8 bilhões de litros, e os Estados Unidos, 120 bilhões.

“Os americanos deverão produzir de 40 bilhões a 50 bilhões de litros, então eles vão ter que importar de qualquer maneira. Já o Brasil, com os avanços da agricultura e o uso de terras degradadas, poderá produzir entre 40 bilhões e 50 bilhões de litros, mas consumindo 7 bilhões”, afirmou Gilberto Peralta, o presidente da Airbus no Brasil, durante o “2024 Agriculture Investment Conference”, evento que o UBS realizou nesta segunda-feira (23/9) em São Paulo. “Nós podemos nos tornar a Arábia Saudita do SAF”.

Status da produção

O número de novos projetos de combustível sustentável de aviação tem se multiplicado no mundo, mas a produção ainda é marginal. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), a fabricação de SAF deverá triplicar em 2024, chegando a 1,8 bilhão de litros — o volume corresponde a apenas 0,5% da demanda.

As empresas que têm investido em pesquisa e fábricas se dizem otimistas com as perspectivas para essa nova indústria. “Vai ter SAF no mercado. O setor produtivo está preparado”, diz Erasmo Carlos Battistella, fundador e principal executivo da Be8.

 

Fonte: Globo Rural

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903
conj. 91 - Jd. Paulistano
01452-911 - São Paulo - SP
+55 11 3031.4721