X
BUSCA
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
NOTÍCIAS
VISÃO APROBIO
VÍDEOS
LINHA DO TEMPO
ENTRE EM CONTATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
24 maio 2024

Embraer faz parceria com Avfuel para aumentar uso de combustível sustentável de aviação

A fabricante de aeronaves Embraer anunciou, na quinta (23/5), um acordo com a distribuidora Avfuel para aumentar a utilização do combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês) produzido pela Neste no Aeroporto Internacional de Melbourne Orlando (KMLB), na Flórida (EUA), para uma carga por semana.

O transporte aéreo hoje responde por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. A substituição do querosene fóssil por alternativas renováveis e de baixo carbono é vista como uma das principais rotas para descarbonizar esse setor.

Embraer e Avfuel já mantinham um acordo de SAF desde julho de 2021, para apoio das operações de voo fora do aeroporto de Orlando. Com a atualização, serão entregues 8 mil galões (cerca de 30,2 mil litros) de SAF por trimestre.

No total, a parceria deverá resultar no fornecimento de 240 mil galões (908,5 mil litros) de SAF à Embraer em 2024, representando um aumento significativo em comparação com anos anteriores.

A cada 8 mil galões de combustível sustentável consumido, a companhia estima uma redução de 19 toneladas de emissões de CO2, chegando a 570 toneladas a menos de emissões de carbono no ano.

O investimento da Embraer no SAF mira, principalmente, voos de demonstração, entregas e voos de produção em Melbourne.

Produzido pela Neste a partir de resíduos e matérias-primas residuais de origem sustentável e 100% renováveis, como óleo de cozinha usado, o combustível pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em até 80% em comparação ao QAV de petróleo, se usado em sua forma pura.

A aposta no SAF integra a estratégia da Embraer para alcançar operações neutras em carbono até 2040 e uma aviação com zero emissões líquidas até 2050, alinhado com o compromisso Fly Net Zero da indústria.

Em novembro de 2023, governos de mais de 100 países membros da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, em inglês) chegaram a um acordo para estabelecer meta de reduzir em 5% a intensidade de carbono do combustível usado nas aeronaves.

Através da adoção de um novo Quadro Global da Icao para SAF, combustíveis de aviação com baixo carbono (LCAF) e outras energias mais limpas, os membros da organização deverão definir suas próprias estratégias para alcançar a meta.

 

Fonte: epbr

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903
conj. 91 - Jd. Paulistano
01452-911 - São Paulo - SP
+55 11 3031.4721