O Público de Brasília poderá conhecer de perto e e gratuitamente essa novidade tecnológica voltada a reduzir as emissões de CO2 pelo setor de transporte pesado. Ministros Alexandre Silveira (MME) e Carlos Fávaro (Agricultura) confirmaram presença na mostra desses veículos.
Por lei, o Brasil mistura obrigatoriamente 14% de biodiesel nacional e renovável ao óleo diesel, com a finalidade de reduzir as emissões de CO2 geradas pela queima desse combustível fóssil.
No entanto, caminhões de montadoras, como Scania e Volvo, começaram a rodar no Brasil agora em março apenas com biodiesel nos tanques, ou seja, uma revolução tecnológica ambiental. Esses veículos pesados estarão pela primeira vez sendo exibidos ao público na Capital Federal.
Teste comprova que biodiesel 100% rende o equivalente ao diesel
Autonomia equivalente à do diesel fóssil e menos emissão de gás carbônico: esses foram os resultados da 1ª fase de testes realizados pela companhia JBS para avaliar o uso de biodiesel 100% – totalmente de origem biológica – no transporte logístico da empresa. Na comparação ao combustível convencional, o lançamento de CO2 na atmosfera foi 80% menor.
Caminhões e geradores – Além desses caminhões, grupos geradores também movidos 100% a biodiesel serão expostos. Equipamentos como esses foram utilizados, por exemplo, na turnê da banda Coldplay no Brasil.
Serviço
Data: 27/03 Horário: 8h às 14h
Local: Área externa do Ministério dos Transportes
Organização: Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove); Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio); União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio); Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio).
Fonte: Agromais UOL