Na última semana, crianças e adolescentes embarcaram em uma jornada literária transformadora, realizada na biblioteca do Céu, onde o universo dos livros infantojuvenis foi tema central de uma série de encontros. O evento não só apresentou aos jovens a ideia de prêmios literários, como o renomado Prêmio Jabuti, mas também os desafiou a avaliar e escolher suas próprias histórias favoritas, através de uma experiência imersiva e divertida que eles batizaram de “Prêmio Catarina”.
Com uma abordagem lúdica e interativa, o encontro explicou aos jovens o significado de um prêmio literário, utilizando conceitos acessíveis para construir uma experiência de leitura que unisse diversão e apreciação crítica. Eles foram apresentados ao “passaporte literário,” um documento simbólico para registrar sua jornada de leitura. Em cada sessão, os participantes são guiados por histórias e exploram novas paradas literárias, anotando no passaporte o nome do livro, o autor e suas impressões pessoais.
O evento será realizado em três encontros, e ao final da jornada, cada participante votará em seu livro favorito. Esse exercício tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do senso crítico e da apreciação literária, proporcionando uma nova perspectiva sobre a leitura ao posicionar os jovens como jurados de seu próprio prêmio. A ideia de um “prêmio Catarina” coloca os participantes no papel de críticos e entusiastas, criando uma experiência de pertencimento à literatura.
Durante o primeiro encontro, as crianças se dividiram em grupos — “Catarina das Estrelas”, “Catarina da Antiga” e “Catarina” — para explorar a biblioteca e discutir as primeiras histórias. Com espaço para leitura e brincadeiras, o ambiente foi descontraído e envolvente. Os jovens também puderam tirar os sapatos para se sentir mais confortáveis na área de leitura, tornando a atividade ainda mais inclusiva e especial.
A experiência proporcionada pelo Prêmio Catarina não se limita à leitura: é uma jornada de autoconhecimento e uma celebração do poder da literatura em conectar gerações e culturas.